top of page

SUBA

Sustentabilidade Acessível

SUBA-SIMBOLOS2_Prancheta 1.png
WhatsApp Image 2020-08-28 at 17.21.55.jpeg

O que
é a SUBA?

Sustentabilidade acessível para negócios periféricos.

A partir da vontade de quatro amigas em contribuir ativamente para um mundo mais sustentável e colocar em prática os aprendizados adquiridos durante suas trajetórias profissionais, nasce a SUBA. Este projeto, realizado de forma voluntária, tem como objetivo compreender o funcionamento atual de negócios periféricos e propor uma gestão pautada nos pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) para promover mudanças com impactos positivos. Em 2020, a SUBA realizou a sua primeira consultoria com uma empreendedora de produtos artesanais da cidade do Rio de Janeiro. Hoje, em 2021, estamos iniciando o nosso segundo ciclo, com inscrições abertas para negócios periféricos de todo o Brasil. 

Como trabalhamos e o que será construído para o seu negócio?

1

ANÁLISE PRÉVIA DO NEGÓCIO

2

CRIAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

3

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS

Durante a consultoria teremos momentos onde vamos compartilhar conhecimentos teóricos e momentos de muita mão na massa.

 

Nossa ideia é que o empreendedor possa usar as ferramentas ensinadas sempre que julgar necessário, pois o gerenciamento de um negócio é contínuo. Encerra-se um ciclo e inicia-se outro.

4

CRIAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO

Em sua primeira edição, a SUBA teve a sorte de realizar toda essa troca de conhecimento com a Obìnrinbàyé - a mulher germina o mundo.

Essa marca de produtos artesanais foi criada e é administrada pela incrível Regina Xavier. Abaixo temos um breve depoimento dela sobre seu processo com a SUBA.

Mas quem é a SUBA?

Antes de mais nada, somos quatro amigas, especialistas em Gestão de Negócios Sustentáveis e com o mesmo sonho: deixar o mundo mais sustentável.​

Conheça as facilitadoras!

dani.jpeg
Daniela Morais

Daniela é uma paraense gente boa, cria da periferia da região metropolitana de Belém, formada em engenharia química e hoje mora no Rio de Janeiro. Trabalha com orçamento público na SEPLAG/RJ. Entusiasta da área de gestão da qualidade e apaixonada por saneamento básico. Defende que a sustentabilidade precisa alcançar os pequenos empreendimentos. Servir como facilitadora do sonho de alguém é algo que a faz acreditar em um mundo mais decente, como diria Belchior “amar e mudar as coisas me interessa mais”.

luana.jpeg
Luana Mariano

Luana é nascida e criada em Niterói, cidade onde fez sua graduação e se tornou uma engenheira eletricista que é “de humanas demais”. Sempre focada no aspecto social, acredita que só conseguimos evoluir se seguirmos juntos e, na tentativa de incluir esse conceito na vida profissional, migrou para o setor público onde atua como assessora de orçamento há mais de 2 anos. Na pós-graduação compreendeu as possibilidades de unir seu lado técnico com o social e hoje, além de tirar um dos seus sonhos do papel com a SUBA, também é voluntária na área de desenvolvimento social no Litro de Luz.

MAI.jpeg
Maíra Fernandes

Maíra é uma mana paulista sussa, morou em Floripa onde se formou em oceanografia, mas deixou o sul para curtir o calor carioca. Cofundadora da Bloom - Agência de Mudança, trabalha criando e desenvolvendo soluções para aqueles que atuam em projetos voltados à conservação do oceano. Acredita no impacto socioambiental positivo que as organizações podem gerar, e por isso, começou a estudar o empreendedorismo ainda na graduação, passando pelos negócios sustentáveis na pós-graduação e hoje se dedica a entender o ecossistema e os negócios de impacto socioambiental. 

maria.jpeg
Maria Fernanda Morais

Maria é uma recifense arretada, que tem como primeira formação a Fisioterapia. Porém, começou a sentir a necessidade de participar mais ativamente da mudança que o mundo pede para ser um local menos insustentável e decidiu fazer a segunda graduação em administração. Transferiu a faculdade e iniciou sua jornada no Rio de Janeiro onde deu continuidade nos estudos na pós em sustentabilidade. Trabalha atualmente em uma empresa de óleo e gás e acredita que o futuro está na transição energética por meio de fontes limpas.

Quais são os critérios que a SUBA leva em consideração?

primeiro critério

ser um negócio de pequeno porte e em fase inicial, nosso foco não será em negócios já bem estabelecidos

segundo critério

ser um negócio criado por empreendedores da periferia brasileira, ou seja, de raízes periféricas

terceiro critério

poder participar dos encontros de forma online

quarto critério

ter disponibilidade para reuniões periódicas à noite

Se interessou?
As inscrições vão de 15 de outubro7 de novembro.
Não deixe de se inscrever!

Ficou com alguma dúvida? Contate-nos!

Obrigada pelo envio!

© 2021 por SUBA - Sustentabilidade Acessível

bottom of page